fbpx
Exercícios de treinamento funcional

5 exercícios de treinamento funcional e como fazer

Listamos os 5 principais e suas variações.

Os exercícios de treinamento funcional são dinâmicos e envolvem vários grupos musculares que trabalham de maneira global ao mesmo tempo, seja para os membros superiores, inferiores ou core. Dessa maneira, os exercícios auxiliam para melhorar o condicionamento físico, a força muscular, a coordenação motora, a consciência corporal, a agilidade, o equilíbrio e a velocidade.

Os exercícios são realizados com o uso do peso do próprio corpo, entretanto, podem ser feitos utilizando alguns materiais, como halteres, elásticos, kettlebells, bolas suíças, entre outros e combinando variações para o mesmo segmento corporal.

+Veja Mais
Treino de Corrida para Emagrecer

Veja 5 exercícios de treinamento funcional e como fazer. Se quiser saber mais sobre os seus benefícios clique aqui e veja o nosso artigo completo no blog.

1. AGACHAMENTO

agachamento
Agachamento livre

O agachamento é um ótimo exercício que trabalha os membros inferiores e pode ser feito livre, utilizando o peso do próprio corpo, ou com halteres e executando algumas variações.

Como fazer

Posicione os pés voltados para frente e na largura igual aos dos ombros. Contraia o abdômen, flexione lentamente os joelhos até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Estenda as pernas para retornar à posição inicial (em pé).

Variações: sumô, com deslocamento, saltando, afundo, unilateral, lateral

2. PRANCHA

5 exercícios de treinamento funcional e como fazer
Prancha ventral

A prancha é um ótimo exercício que garante a rigidez do core (envolve abdômen, lombar e pelve) e a estabilidade do ombro, possibilitando mais proteção para a coluna.

Como fazer

Apoiar as mãos ou os cotovelos e as pontas dos pés no chão e mantenha-se na posição. Contraia bem a região abdominal, lombar e pélvica.

Variações: lateral, estrela, reversa, pernas afastadas, tocando o ombro, com elevação de uma perna ou um braço e dinâmica.

3. BÍCEPS

5 exercícios de treinamento funcional e como fazer
Rosca direta

Esse exercícios ajuda a fortalecer a musculatura dos braços, além de ajudar a definir a região.

Como fazer

Segure o haltere com os braços estendidos; pegada com afastamento igual à distância entre os ombros e com o dorso das mãos voltadas para baixo. Leve o haltere até o nível dos ombros; para tanto, flexione os cotovelos. Abaixe o haltere de volta à posição inicial com os braços na posição estendida.

Variações: scott, alternada, barra supinanda.

4. FLEXÃO DE COTOVELO

5 exercícios de treinamento funcional e como fazer
Flexão de cotovelo com joelhos apoiados

A flexão direta trabalha a região peitoral de forma focada e ajuda a fortalecer músculos secundários como tríceps e deltoide anterior, proporcionando mais força também fortalece a lombar e core.

Como fazer

Deite-se no chão, de barriga para baixo; apoie as mãos no solo abaixo dos ombros e afastadas em uma largura um pouco maior do que a dos ombros. Pés apoiados no solo. Estenda os cotovelos, subindo o corpo todo de uma vez. Mantenha as costas retas, alinhadas com o tronco. Flexione os cotovelos e retorne à posição inicial, sem encostar o corpo no chão. Durante o movimento, somente as mãos e pés deverão ter contato com o solo.

Variações: com palma, tocando os ombros ou cruzado, arqueada, diamante, com joelhos apoiados, braços fechados, com flexão de joelhos

5. ELEVAÇÃO DE QUADRIL (PONTE)

5 exercícios de treinamento funcional e como fazer
Elevação de quadril com perna estendida

O exercício é o cruzamento entre treinamento do core e treinamento da região inferior do corpo, ativando os glúteos e isquiotibiais.

Como fazer

Deitado de costas com os braços estendidos, as mãos apoiadas no chãos, os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Tire uma das pernas do chão, levante-a e estenda-a ao mesmo tempo em que ergue a região lombar e o glúteo. Segure a posição por dois segundos e retornar à posição inicial de maneira controlada.

Variações: com abdução, com o calcanhar, alternado

PODE CARGAS NOS EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO FUNCIONAL?

5 exercícios de treinamento funcional e como fazer


É o recomendado a se fazer. A carga vem nas quilates dos halteres, anilhas ou kettlebells, deixando o aluno mais motivado e o treino mais intenso. Contudo é preciso tomar cuidado quando adicionar cargas aos exercícios. Alunos iniciantes devem utilizar cargas baixas e avançados, mais altas, mas sempre de maneira gradual e assistida por um profissional.

Os exercícios de treinamento funcional são ótimos e eficientes para conseguir deixar o corpo fortalecido e alongado para o dia a dia e para a performance. Se você gostou e entendeu os5 exercícios de treinamento funcional e como fazer, assista agora a nossa aula completa que está disponível em nosso canal no Youtube.

Bons treinos e até a próxima.

Imagens: acervo pessoal; divulgação

.

.

.

.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acelere seus resultados com acompanhamento profissional

Seja na modalidade presencial ou online, os instrutores do time Azon vão contribuir na superação dos seus desafios, dia após dia!

Treinador(a) dedicado ao acompanhamento

Feedback semanal dos treinos realizados

Presença nas principais provas

Confira também

954+ Alunos satisfeitos

Que tal marcar sua aula experimental agora?

Assessoria Esportiva com foco no atendimento próximo e personalizado de cada um dos nossos alunos.

Seja para melhorar a sua performance em treinos e provas ou para que você alcance uma vida de mais saúde e bem-estar, conte conosco!

Sobre nós

Tipos de treinos

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Vivi

Quer desenvolver sua corrida com acompanhamento profissional?

Garanta sua aula experimental gratuita pelo WhatsApp