fbpx

A correria do dia a dia e a vida moderna leva uma parte da população ao sedentarismo. E esse estado físico, sem ter uma rotina de exercícios, causa várias disfunções e dores pelo corpo. As queixas mais comuns são da região lombar e tem a ver com problemas posturais, já que muitas pessoas passam o dia trabalhando em pé ou sentado. Para prevenir e até mesmo aliviar dores e incômodos desta região, o grupo de músculos conhecido como Core deve ser trabalhado nos treinamentos de força. Saiba mais sobre a importância de fortalecer o Core nesse artigo.

O QUE É O CORE?

Traduzindo para o inglês, CORE significa núcleo. Para o esporte, é onde se localiza o centro de gravidade em que é gerada força para a execução de movimentos e de estabilidade de todas as regiões do corpo.

O Core integra 29 pares de músculos das regiões lombar, pelve e abdome em dois sistemas de movimento e de estabilização. O sistema de movimento engloba a musculatura mais superficial da região e o sistema estabilizador a musculatura mais profunda. Trabalhando esses dois sistemas, temos uma completa e eficiente ação do Core.

a importancia de fortalecer o core 1

FUNÇÕES DO CORE

BENEFÍCIOS DE TRABALHAR O CORE

COMO TREINAR O CORE

Há vários exercícios de fortalecimento para o Core, podendo ser realizados com ou sem aparelhos, utilizando apenas o peso do corpo.

Os exercícios estimulam os músculos para garantir a coluna estável e permitir, ao mesmo tempo um movimento eficiente e potente.

Alguns exercícios para treinar o Core são:

Outros treinos você encontra em nosso canal no Youtube.

+ Veja Mais
Treinamento Funcional: por que você deve fazer?

IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DO CORE PARA A CORRIDA

a importancia de fortalecer o core 2

Os corredores não devem ficar em dia apenas com a planilha de treinamento. Paralelo a isso, a necessidade de treinamento para fortalecimento muscular inclui o Core.

O fortalecimento do Core traz melhoria da força muscular e reduz o risco de lesão para o corredor, principalmente no final da corrida, pois a fadiga começa a aparecer e a postura começa a se modificar, deixando o quadril mais caído e o troco mais inclinado para frente. Portanto quanto mais fortes os músculos desta região, mais tempo o corredor conseguirá manter uma postura correta.

Quer treinar com a nossa equipe? Então vem falar com a gente.

Bons treinos e até a próxima.

Fonte: https://blogeducacaofisica.com.br
Fotos: Divulgação Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *