Você que corre, em algum momento já deve ter se perguntado se existe um melhor ritmo para correr. E se realmente tem, qual seria?! Essa dúvida é muito corriqueira entre os corredores, especialmente os iniciantes. Grande parte dos que chegam até a nossa assessoria, seja iniciante ou avançado, o objetivo principal ao correr é o de melhorar seu próprio ritmo (tempo), e isso é variável de cada corredor. Para que você não fique estagnado (e desmotivado) e ocorra a progressão, é necessário ter uma boa consistência no treinamento e incluir outros fatores que colaboram para que isso aconteça, como aumento no volume semanal, treinamento de fortalecimento muscular e alimentação balanceada.
TIPOS DE RITMO E INTENSIDADE

O progresso no seu desempenho depende do planejamento correto e da distribuição de intensidade, as Zonas de Intensidade. São faixas usadas para se prescrever os níveis de intensidades de treino individualizados.
As zonas de intensidade são definidas em:
Z1 – MUITO LEVE
Nesta intensidade o ritmo é bem leve. Distinguimos como caminhada. Consegue respirar e conversar.
Z2 – LEVE
Nesta intensidade o ritmo varia entre leve a moderado. O esforço durante a atividade é maior, a respiração começa a ficar mais intensa, mas ainda é possível conversar durante a atividade.
Prescrito em: Aquecimento; Desaquecimento; Corrida de recuperação; Recuperação dentro de uma sessão de treino e Corrida longa.
Z3 – MODERADA
Representa um ritmo mais desafiador. O desconforto começa a aparecer, a respiração torna-se mais ofegante, ainda que você seja capaz de falar frases completas. Esta zona prepara o corpo para sessões de maior intensidade.
Prescrito em: Corridas ritmadas; Corridas intervaladas extensivas.
Z4 e Z5- FORTE e MUITO FORTE
O ritmo é muito forte e exaustivo. A respiração torna-se difícil e a sensação de incômodo durante a atividade é grande.
Prescrito em: Corridas intervaladas com VO² Máx e Corridas intervaladas em cadência de prova.
+ VEJA MAIS
Tipos de treino de corrida
Portanto, o melhor ritmo para correr está ligado diretamente ao seu objetivo. A corrida demanda muito esforço físico e saber manter um ritmo que seja saudável para percorrer todo o percurso ou tempo determinado é importante.
COMO MANTER O RITMO DURANTE A CORRIDA

Para manter o ritmo durante corrida, seja no treino ou na prova, é importante começar bem e não exagerar na velocidade. Muitos corredores gastam toda a energia na largada (ou no início do treino) e isso fará falta no decorrer do percurso, podendo “quebrar” e ainda causar dores e lesões no corpo, atrasando o seu progresso.
O recomendado é que você aumente o ritmo da corrida gradativamente, usando os primeiros minutos ou quilômetro para aquecer o corpo. Notou que atingiu o ritmo, mantenha a velocidade e siga à diante. Por isso, a principal dica para correr um trecho longo com eficiência é conhecer seu corpo e manter um ritmo confortável, porém desafiador.
Caso esteja ficando ofegante intensamente, é possível reduzir um pouco o ritmo para recuperar o fôlego e ter uma performance melhor nos próximos quilômetros.
+ VEJA MAIS
Qual a cadência certa na corrida
OBCECADO PELO RITMO

Embora seja normal querer alcançar tão depressa o objetivo com a sua rotina de treinos, é importante relaxar e aproveitar a corrida. Não existe segredo e a melhor maneira para melhorar seu ritmo é saber escutar os sinais que seu corpo apresenta e treinar. Simples assim!
Todo treino é diferente do outro, corredores são diferentes uns dos outros e, consequentemente, os resultados também são diferentes. É normal fazer um super treino na segunda e já não apresentar o mesmo desempenho na sexta. E os fatores para essas alterações vão desde a alimentação até a disposição do dia. Por isso, tenha a percepção do seu próprio corpo e adote um ritmo saudável e eficaz. Caso contrário, a obsessão pela busca imediata de um ritmo que não está ao seu nível possa levar você a alguma lesão e afastar do esporte.
Se você quer começar a correr ou melhorar na corrida e ainda não tem um acompanhamento, é importante ter a orientação de um profissional de Educação Física, principalmente de um especialista em corrida. Ele poderá auxiliar na sua evolução e te ajudar com o ritmo certo para os seus objetivos. Vem falar com a Masella.
Bons treinos.
Fotos: Freepik
.
.
.
.